Nosso primeiro PAPO DE DEVS, trás um dos caras mais competentes no desenvolvimento No code. Vamos conhecer um pouco sobre Cris Acosta, um verdadeiro anfitrião em suas redes sociais para quem quer aprender o desenvolvimento No code com Bubble.io, Appgyver e outras plataformas.

 

Vamos lá !

 

1- De alguns detalhes sobre você

 

Nome: Cris Acosta

Idade: 45

Grupo(se tiver): Nocode pt-BR e AppGyver

Canal(se tiver): https://www.youtube.com/c/DadoseIdeias

Site(se tiver):https://www.youtube.com/c/DadoseIdeias

Curso(se tiver ou expectativa de ter): AppGyver

 

2- Há quanto tempo desenvolve e qual era a sua especialidade e qual é a atual ?

 

Desenvolvo desde 93 e hoje me especializei em aplicativos móveis

 

3- Qual a sua expectativa sobre o No code no Brasil ?

 

O crescimento do nocode vem preencher uma lacuna mundial com a extinção de empregos. Além disso, torna possível tirar ideias do papel em muito menos tempo do que com linguagens de programação.

 

4- Acredita mesmo que qualquer pessoa pode se tornar um desenvolvedor ?

 

Eu creio que o desenvolvedor precisa desenvolver habilidades e competências para atuar sozinho. Falamos de análise de processos do negócio, empreendedorismo, gestão e tecnologias como banco de dados, APIs, etc..
Quando um dev inicia sua carreira precisaria entender que tem uma longa jornada para chegar a um lugar confortável, mas é possível. Inclusive é possível estudar enquanto desenvolve suas ideias ou projetos de terceiros, mas não é o que vejo na prática.

Por isso, acho possível em teoria qualquer um se tornar um dev, mas poucos chegarão na app prometida.

 

5- Qual o seu relacionamento com os outros Devs ?

 

Tenho meu time, da Dados e um pessoal que participa do grupo ativamente. Fui muito ajudado quando comecei no Bubble e procuro manter isso vivo nos meus grupos. A minha surpresa é com o youtube que tem dado um pessoal por lá. Curto muito poder conhecer essas pessoas do Brasil todo e de fora também. Isso é riqueza para mim.

 

6- Você prefere No code ou Low code e porquê ?

 

Não consigo definir o que é melhor apenas olhando a ferramenta. Tu podes pegar um alicate e usá-lo como martelo e pregar um prego na ausência do martelo. Eu percebo que como Bubble e Adalo se popularizaram muito, ferramentas como Kodular, Thunkable e até mesmo o Glide foram deixadas de lado por uma grande parte dos devs. São ferramentas muito boas, mas a galera vai na onda dos influencer e o resultado foi esse.

Sendo objetivo, prefiro a ferramenta que resolve.

 

7- Na sua opinião, qual é a melhor plataforma de desenvolvimento No code, hoje ?

 

Eu gosto muito do Bubble para No code. É fácil de fazer, se conecta com outras ferramentas de forma tranquila e tem um preço muito competitivo para o mercado.

 

8- Além de você, qual outro desenvolvedor você considera em crescente tendência como influenciador de Devs e porquê  ?

 

Eu gosto muito do Filipe Dechamps, mas hoje, sem dúvida o Renato Asse ainda é a referência mais forte em nosso mercado de nocode. Eu sempre cito o Renato como um empreendedor. Foi o cara que teve uma visão e investiu nela e só estamos batendo esse papo por conta dele.

Mas tem uma galera vindo aí. Com conteúdo de qualidade, mas ainda muito focado no técnico porque a audiência também está muito focada nisso.

 

9- Onde você indicaria empresas interessadas em encontrar desenvolvedores No code ?

 

Essa é uma questão interessante. Creio que todo contratante deveria usar o Workana como base de contratação. Eles intermediam a situação para que contratante e contratado tenham um mínimo de proteção. 

 

10- Além do seu canal (se tiver), qual outro canal do youtube você recomenda para desenvolvedores iniciantes No code ?

 

Tem o do Ulises Suarez, Gutão, Davidson que são muito bons mesmo.

 

11- Caso você esteja num Nível de conhecimento avançado, qual outro canal além do seu você indica para Devs mais avançados ?

 

Meu canal ainda não mostra nenhum conteúdo avançado, mas na gringa tem bastante material em inglês sobre Bubble, AppGyver e outras ferramentas. Vale a pena o esforço do google translator para quem não domina o inglês.

 

12- Na sua opinião, quanto um desenvolvedor No code CTPS (registrado) numa empresa deveria ganhar como salário fixo ?

 

Existe convenção coletiva do sindicato e existe o mercado. Em SP sempre tem os melhores salários e hoje com a vantagem de poder trabalhar no Acre, dentro de casa, em Home Office.

 

13- Você indicaria aos Devs iniciantes que no futuro trabalhem em empresas ou como freelancers ?

 

No meu curso vou lançar um programa de estágio para certificação. Quando olhamos alguns vídeos ou mesmo fazemos um curso, recebemos um conhecimento que muitas  vezes não está totalmente conectado. Isso poderia impedir alguns de começar e terminar uma aplicação. 

Com um programa de estágio, o aluno pode ter uma orientação para produzir algo do começo ao fim.

 

14- Qual a plataforma de desenvolvimento No code mais recente que você conhece e o que acha dela para o futuro ?

 

Eu tenho visto muitas plataformas nascendo. Estou especialmente encantado com a Get Tablebase que é uma promessa. O CEO é o Omar Ezzat, o mesmo que disponibilizou o primeiro curso de AppGyver do mundo.

 

15- O que você espera daqui pra frente como desenvolvedor e influenciador para o futuro do No code ?

 

Estou muito otimista com tudo que tenho presenciado. Eu vejo todas essas ferramentas como inclusivas. Permitem que pessoas de qualquer parte do mundo tenham acesso à Internet possam entrar no mundo do desenvolvimento e criar novas ferramentas e aplicações. É um movimento sem volta em um mundo que passa por uma transformação digital acelerada pela pandemia, mas que já vinha excluindo uma parcela da sociedade e o no code e low code trazem estas pessoas de volta ao jogo.

__________________________________________________________________

Venha para o Nocode

Muitos desenvolvedores No code, aprenderam e continuam aprendendo nos grupos e no canal do Cris Acosta mencionado no início deste post. Dá uma passadinha lá e confira os vídeos do canal. Conheça mais sobre ele e sobre outros desenvolvedores no code nos próximos PAPO DE DEVS que postaremos nas próximas segundas feiras. O próximo a se apresentar e contar novidades pra nós é o GUTEMBERG GOMES.
 
Muito Obrigado Cris Acosta, pela excelente entrevista !