Há um ano eu desistia do Bubble.

 

O Relato ou depoimento a seguir, mostra a experiência vivida por um experiente desenvolvedor. A realidade é desafiadora. Portanto, a realidade mostra que o desenvolvimento, por mais que seja lucrativo, as vezes pode ser cruel dependendo da sua atitude. Leia este relato de Cris Acosta do canal Dados & Idéias e perceba que isso é muito real hoje na vida de quem está aprendendo a desenvolver.

Por Cris Acosta:

Eu vi uns vídeos do Renato e fiquei animado.

Poxa! Quantas ideias eu conseguiria tirar do papel sem gastar meses codificando ?

Nada de usar meu C# ou PHP, apenas “arrastar e soltar” e fazer uns fluxos.

Cara, um sonho!

Mão na massa, fui achando estranho. Limites de linhas em relacionamentos, somar um campo com outro era um desafio e fazer um relatório era impossível.

Criei um grupo e comecei a convidar uma galera para estar comigo nesse começo, mas não resisti. O Bubble era intransponível. Eu me sentia um “burro”.

Abandonei!

Em outubro/2020, eu queria fazer uma nova versão do meu app nativo Você é o Segredo, que teve mais de 400mil downloads, mas com mais dinamismo no conteúdo. Voltei a pensar no Bubble, mas lembrava da minha experiência ruim.

Resolvi encarar, sair da zona de conforto e pedir ajuda quando precisasse e sabe o que eu descobri ?;

Aprendo tudo que me proponho.

Percebam a quantidade de pronomes pessoais: eu, minha, meu… Entendi que o desafio estava em mim e não no Bubble.

Depois disso desenvolvi vários back ends no Bubble, prestei consultoria, criei meu canal no YT e sempre que posso ajudar, ajudo.

A questão não é ser mestre ou guru, mas aprendiz.

Eu esvaziei a xícara e fui descobrir o jeito Bubble de desenvolvimento e tive ajuda por vídeo, por whatsapp de pessoas generosas e incríveis.

Nocode é a democratização do desenvolvimento e o novo paradigma dos desenvolvedores é a flexibilidade junto da vontade de manter em aprendizado contínuo. Não apenas na ferramenta que trabalha, mas também em habilidades que viabilizem seu plano de negócios.

_fim do texto

 

Pois, além de um depoimento rico em detalhes e real como pudemos ler, Cris Acosta ainda soma em sua reputação uma qualidade que é muito difícil hoje em dia: A humildade. Eu também contei com a ajuda do Cris acosta, conto até hoje e sei de várias pessoas que estão em seu grupo de whatsapp ou estão inscritos no canal Dados & Idéias e aprendem alguma coisa sobre desenvolvimento em cada postagem. Pois, á partir de Segunda 23/08, vamos iniciar uma série de entrevistas com os Melhores e mais influentes do No code no Brasil – PAPO DE DEVS. Nesta Primeira série de perguntas, teremos o prazer de estrear com Cris Acosta. Serão 15 perguntas iguais para todos os Devs e as respostas serão postadas na sua integra.

Porquê 15 perguntas iguais para todos ?

Então, para que não sejamos parciais em talvez favorecer alguém com uma pergunta mais relevante para um lado do que para o outro. E também, para que você conheça o ponto de vista de todos os desenvolvedores mais experientes e tire suas conclusões. Mas é uma forma de conhecer melhor cada um deles e tirar boas experiências para nossa trajetória como desenvolvedor. Portanto, se gosta de boas idéias, boas histórias e boas respostas que podem ajudar no seu crescimento como dev, fique ligado na próxima segunda no PAPO DE DEVS 1# Cris Acosta. Forte abraço !